domingo, 8 de março de 2009

Projecto Regional SMS – voz

“Assinatura Protocolo do Projecto Regional SMS – voz”


No dia 18 de Março de 2008, pelas 11.00 horas, no salão Nobre do Governo Civil de faro, em Sessão Solene foi assinado o Protocolo do Projecto Regional “SMS – VOZ” que tem como alvo as Comunidade Surdas e Mudas.

Este Projecto, pioneiro, original e pertinente a nível Nacional, é também uma novidade para muitos Países da UE, tem como objectivo facilitar o pedido de ajuda às pessoas com deficiência, informando os Agentes de Protecção Civil do tipo de Emergência, da existência de feridos e do local onde se dá a acção.


Esta medida visa facilitar o acesso de surdos aos sistemas de protecção e socorro, através da instalação de um telemóvel no Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Logo que elaborámos o Projecto decidimos dar conhecimento do conteúdo aos Agentes de Protecção Civil. Assim pedimos agendamento de reuniões, começando pelos BMF, BVF, depois com a PSP, GNR, APAV, e por último com o Governo Civil que o levou a bom porto. Em todos os contactos que tivemos com os Agentes referidos, estes foram unânimes em concluir que o Projecto era muito interessante, original e útil, sendo mesmo de grande valia para a Comunidade surda. A Sr.ª Governadora após ter conhecimento, empenhou-se de forma a dar provimento ao Projecto. Para isso entrou em contacto com o CDOS – Comando distrital de Operações de Socorro, local onde foi completado e testado todo o Projecto. A apoiar e a ajudar na evolução do mesmo, esteve a Sr.ª Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação Dr.ª Idália Moniz, que agradeceu a iniciativa da Associação de Surdos do Algarve e do Governo Civil que intermediou o processo, assim de como todos os Agentes de Protecção supra referidos. Após intensivos trabalhos, concluiu-se o Projecto com definições simples mas de reconhecimento óbvio do perigo.

O Projecto consiste em transmitir informação para o CDOS, através SMS, de Emergências ocorridas dentro e fora de casa, ou observadas no meio ambiente. A partir de um telemóvel, recorrendo às mensagens e de acordo com códigos definidos para cada situação, o surdo dará a conhecer o tipo de Emergência aos Agentes de Protecção Civil, transformando em voz um Pedido de socorro. Após recepção da mensagem esta é convertida em mensagem sonora e os meios de socorro serão accionados de acordo com as necessidades indicadas, tal como sejam o local e o tipo de emergência.


Com a incorporação deste sistema, o surdo embora não conseguindo verbalizar, consegue transmitir em perfeitas condições uma mensagem simples objectiva e de fácil percepção. Para que não existam dúvidas de recepção da mensagem, o CDOS enviará automaticamente outra mensagem para a pessoa que pediu socorro a informar que a mesma foi recebida.

Para já foram criadas várias siglas que permitem dar conhecimento do tipo de ocorrência, por exemplo, IF (incêndio florestal), DS (doença súbita), SC (situações criminais), etc.

Após a incrementação do Projecto noutras Regiões, (poderão ser feitas alterações que mereçam ser consideras) será levado através de Parcerias e de Protocolos para outros Países. Mostrando ser muito óbvio e fácil não temos porém, conhecimento de igual sistema noutros Países.

O manuseamento e transmissão de mensagens, torna-se acessível a esta comunidade que está habituada a utilizar o telemóvel como meio de comunicação verbal.
- O número (911120000) foi designado pela Vodafone, operadora que se colocou ao lado da causa e que disponibilizou um telefone para o CDOS, afim de receber as chamadas.

Escolhemos a operação mensagens, registamos o código pretendido acrescido do local onde se dá a acção.
Por exemplo:
/Mensagem escrita – IF (incêndio florestal) Gambelas – Faro / Enviar para número 911120000.

Presidente da Direcção
Bruno Brito

0 comentários: