quinta-feira, 12 de março de 2009

Espectáculo “Sentir o Fado… na Surdez”

“Sentir o Fado… na Surdez”

O FADO NÃO SE VÊ NEM SE OUVE, SIMPLESMENTE ACONTECE



Projecto
Associação de Surdos do Algarve



Parceiros:
Junta de Freguesia de São Pedro




Fadista:
Pedro Viola


Enquadramento do Projecto

O Espectáculo “Sentir o Fado… na Surdez”, é o resultado de um projecto desenvolvido pela Associação de Surdos do Algarve, que recentemente vem analisando o impacto de algumas expressões artísticas no Surdo. Já tínhamos obtido resultados na representação, criando interacção entre a Comunidade Surda e Ouvinte. O resultado foi de tal ordem positivo, que de todo o Algarve, Entidades e Organismos nos convidam para representarmos. A mímica e a expressão que o surdo transmite têm embate no ouvinte. Acontece comunicação. Depois quisemos analisar uma forma de arte diferente, a partir da expressão do fadista, que impacto teria no Surdo o Fado.


Sinopse

O sentir do Fado através da expressão
Transmitir sentimentos pela expressão


Através da expressividade, de movimentos e silêncios o Fadista comunica e transfere sentimentos vários, como o amor, paixão, satisfação, tristeza, alegria, o Fado é a expressão de canto que mais se identifica com a pessoa surda, e que do mesmo modo permite criar envolvência entre a comunidade Surda e Ouvinte.
O Fado é transversal a tudo e a todos, é gratificante encontrar mais uma forma de comunicação com o surdo a partir desta maneira de cantar.


De movimentos e silêncios

Interpretar O sentimento/destino do Fado
O sentimento do Fado traduzido e cantado em LGP



A Temática

Que estranho esse sentir “O Fado na Pessoa Surda”

Sentimentos transmitidos pela expressividade do “Fadista” enquanto canta, que são assimilados e interiorizados pelo Surdo. Pessoa observadora e muito sensível à expressão.

Embora não compreenda o que é cantado por não ouvir, constrói um cenário dentro de si, a partir dos sentimentos que capta.

A Expressividade do fadista enquanto canta é muito sentida, emana sentimentos de dor e tristeza, de paixão, amor e satisfação. Pela expressão traduz tudo aquilo que a pessoa surda sente no mais recôndito do seu ser, mas que na maioria das vezes não consegue transmitir esses estados de alma. Nenhuma outra forma de canto tem tanto impacto quanto esta.

Ao surdo assenta o sentimento/destino.


Alguém disse:
O Fado não se vê e nem ouve, simplesmente acontece

É no silêncio da noite, com o mistério que a envolve que se deve ouvir com “uma alma que sabe escutar”, esta canção que nos fala de sentimentos profundos da alma Portuguesa. É este o fado que faz chorar as guitarras. O fadista canta com sentimento, a saudade de tempos passados, a saudade de um amor perdido, a tragédia, a desgraça, a sina e o destino, a dor, amor e ciúme, a noite, as sombras, os amores, as misérias da vida, critica a sociedade. etc.

São estes sentimentos que o surdo percebe pela expressividade do cantor e os assume como seus.

A riqueza melódica e a complexidade rítmica encarna uma mistura de sensibilidades que os surdos incorporam e lhe parece muito seu.



Silêncio que se vai cantar o Fado

No correr lento da noite, a mistura do silêncio, a expressão que nasce do fadista enquanto canta, rasga e esventra a vontade de chegar, de sentir e transpor a barreira da comunicação. O desejo de escrever e descrever o estado de alma que pela expressão do fadista molda os sentimentos no seu mais recôndito ser. Esse correr lento dos dias onde os caminhos se abrem e leva à descoberta de nós, em todos os outros que somos em lugares sem tempo ou sem lugar. O Fado sente-se não se Vê nem se Ouve, simplesmente acontece

0 comentários: